quinta-feira, 22 de maio de 2008

22 de Maio na Festa do Corpo de Deus

Queridos todos

A radioterapia acabou! Que alívio... Eu sei que era com anestesia geral mas isto de não poder comer desde as 4 da manhã... não lhe achei graça nenhuma porque gosto da minha papa ao pequeno almoço. Além disso uma anestegia geral por dia estava-me a deixar as tardes um pouco cansada. Agora tenho ar de quem esteve na praia porque toda a minha careca ficou mais escura com as radiações que levei nestes dias. Também tive que pôr um creme várias vezes ao dia para proteger a pele da minha cabeça dos escaldões. Graças a Deus a hemoglobina nunca baixou de 10 porque senão teria tido que fazer transfusão de eritrócitos: a radioterapia é mais eficaz com hemoglobina 'alta'.

Trouxe a máscara para casa porque os manos queriam ver como era. É feita em rede de plástico que é amolecida para adaptar à cabeça e que fica dura ao arrefecer. Nessa máscara foram feitas as marcações minuciosas para encaminhar com precisão a radiação: se não tivesse máscara tinham que ser feitas na minha cabeça e eu teria andado para aí pintalgada que nem uma índia. Todos os dias eu era anestesiada ao colo da minha mãe, deitavam-me numa espécie de cama – só que era duríssima – e depois punham-me a máscara, já dura, que encaixavam numas calhas para ficar na posição certa. Tudo isto durava mais que a própria radiação. Por fim era levada para o Hospital de Dia onde acabava de acordar, uns dias melhor que outros.

A vantagem destas anestesias é que a minha médica conseguiu combinar para que as Punções Lombares (PL) que eu tinha que fazer fossem agendadas para quando eu estava sedada e não tive que fazer nenhuma acordada... Só isso, foi uma maravilha porque não gostei nada de fazer as PLs, como se diz lá no Hospital, só com o cremezinho...

Já vou na terceira semana a tomar os comprimidos diários de quimioterapia que fazem parte do programa de manutenção a continuar durante um ano. Estes comprimidos para mim já são canja quando comparados com as doses que levava... A minha mãe, tão querida, acha que eu ainda não percebi que me está a dar o remédio só porque o desfaz, mistura com um bocadinho de açúcar e água... Eu não a quero desiludir e alinho no ritual. Para além disso vou ter que fazer 4 injecções subcutâneas por mês doutro químico durante este ano. Já fiz as primeiras quatro. Entretanto há o cateter que é preciso tratar todas as semanas e as análises regulares. Mas francamente, sinto-me em férias!

As coisas agora entram num ritmo mais compassado e portanto não se assustem se vier menos vezes dar-vos notícias. Isso será sinal de que não há novidades.

Em dia de Corpo de Deus, Corpo que deu humanidade ao nosso Deus e que depois da vida e da morte está agora ressuscitado e glorioso para sempre no céu, que se dá a nós todos os dias na maravilhosa Eucaristia, queria dizer-vos que estou no bom caminho. Mas não estou no bom caminho porque aparentemente estou a ficar de boa saúde. Todos os que me rodeiam estão muito felizes e gratos por isso e eu também.

Mas tudo estaria também no bom caminho se se visse pelo desenrolar do cancro que Deus me estava a chamar para ir para o pé dele a passos largos. A vida é um bem precioso a valorizar acima dos outros bens terrenos: sem vida tudo o resto deixa de ser possível. Ter saúde é óptimo. E Jesus gosta tanto que a gente esteja bem que, enquanto esteve na Terra, era um pedido que concedia sempre. Mas a vida eterna é o bem mais precioso de todos. E aquele por que, bem vistas as coisas, anseio mais que tudo.

Não quero apressar nada porque sei que enquanto estou neste mundo tenho muito para descobrir. A começar pelo Amor de Deus - que tenho sentido palpável por causa da vossa oração, do vosso carinho, da vossa amizade. Sei que Deus me criou para ser feliz e para espalhar o Seu Amor à minha volta. E estou entusiasmadíssima com essa minha vocação. Mas como dizia um dos meus irmãos ontem: «Que bom que vai ser ir para o céu!» O único bom caminho… é o que nos leva para os braços do nosso Pai do céu...

Continuo a contar com as vossas orações e podem ter a certeza de que não me esqueço das vossas intenções. Hoje especialmente peço a Jesus que, adorando-O vivo na Hóstia consagrada, todos encontrem a Sua paz.

Um grande beijinho, vossa Marta

---

May 22nd on the Feast of Corpus Christi

Dear all

Radiotherapy is over! What a relief... I know it was done under general anesthesia but not being able to eat from 4 in the morning on... was not to my taste: I very much appreciate my breakfast bottle. Now I have this tanned look as if I had been at the beach because radiation on my bold head has left it darker than usual. I even had to spread a cream over the head various times a day to prevent burnings. Thankfully hemoglobin did not go below 10 or I would have needed erythrocyte transfusions: radiotherapy is more efficient with high hemoglobin.

I brought home the mask because my siblings had asked to see it. It is made of a plastic net that is warmed up to become soft and fit the head. When it cools down it becomes hard. On the mask are designed the points that indicate the precise limits of the radiotherapy. Had I not need a mask, those marks would have been made directly on my head and I would have gone around painted like an American Indian. Every day I was put to sleep while on my mother’s arms, then laid on a very hard type of bed and then the mask was placed on me. It was then set on a fixed place on that bed for the position to be the same every time. All this took longer than the radiation itself. Finally I was taken to the Day Hospital where I would eventually finish waking up, some days better than others.

The good thing about all these anesthesias was that my doctor was able to schedule the lumbar punctions I had to do for times when I was sedated so I didn’t have to undergo any awake... That was very good, for I did not like at all to do the LPs, as they call them, with just the little cream...

I have started the third week of a daily oral chemotherapy medication which is part of the ‘maintenance’ program that will go on for a year. These pills feel like nothing compared to the doses I did before... My mom, how sweet of her, thinks I haven’t noticed she is giving me the medication just because she grinds it down and mixes it with a little sugar and water... I do not want to disappoint her, so I go along with the ritual. I will also have to get four injections a month on consecutive days of another chemical during the same year. I already had the first four. In the meantime, the catheter needs dressing and care once a week and I have to get blood tests regularly. Truth is, it feels like vacation!

Things are entering a slower pace so don’t be worried if I do not come here as often as I have used to. That will mean there is no news to report.

On the Feast day of Corpus Christi, Body which gave humanity to our God and which, after life and death, is now resurrected and glorious in heaven, which gives itself out daily in a marvelous Eucharist, I would like to tell you I am on the right track. But I am not on the right track because I am apparently getting well. Everyone around me is happy and grateful for that, and so am I.

But everything would also be on the right track if it was clear by the unfolding of the cancer that God was quickly calling me to Him. Life is a precious gift to be valued above everything else on earth: without life nothing else is possible. To be healthy is great. And Jesus very much wants us to be well, so much so that during His life on earth, He always cured the sick who addressed Him. But eternal life is the most precious of all gifts. And, all things considered, the one I yearn for most of all.

I am in no hurry to rush anything for I know that while on earth I have much to discover. Starting by the Love of God – which I have been feeling palpable thanks to your prayers and care and friendship. I know God created me to be happy and to spread His Love around me. And I am very excited with that vocation of mine. However, as one of my siblings said yesterday: «How great it will be to get to heaven!» The only right track... is the one that takes us into the arms of our heavenly Father...

I continue to rely on your prayer and you may be certain I do not forget your intentions. Today in particular, I pray Jesus that, adoring Him alive in the consecrated Host, you may all find His peace.

All my love, yours Marta

Sem comentários: