terça-feira, 6 de maio de 2008

6 de Maio

Olá! Já começei a radioterapia à cabeça. Não sou suposta ter efeitos secundários mas a verdade é que tenho estado um bocado murcha e sensível. Este tratamento de 10 sessões feito em duas semanas é um pouco estranho pelo aparato e inclui anestesia geral a cada vez. Foi construída uma máscara em rede de plástico que me imobiliza a cabeça para que a radiação vá exactamente para os pontos específicos pré-defenidos no cérebro.

Os médicos decidiram que eu tenho de fazer isto com anestesia geral porque acham que como sou pequenina não sei ficar quieta durante o tempo do tratamento. Se calhar têm razão. É mais prudente. Assim, enquanto estou ainda nos braços da minha Mãe, põe-me a dormir através do cateter que graças a Deus tem estado a funcionar. A radioterapia dura poucos minutos. Depois as anestesistas acordam-me para ter a certeza que estou 'a funcionar bem' e levam-me para o Hospital de Dia para acabar de me repor e onde ainda durmo mais um bocadinho. Há dias em que se aproveita eu estar anestesiada para fazer uma punção lombar e nesses dias tenho que ficar estendida pelo menos uma hora. Quando abro os olhos quem eu vejo é sempre a minha Mãe a sorrir, na cabeçeira da minha cama. Entre nós este sorriso quer dizer "está tudo bem". Eu retribuo com outro sorriso e volto a dormir mais 10 minutos.

Não sei como dar graças a Deus por esta aventura para a qual fui desafiada. A tecnologia que Deus disse haveríamos de dominar, tem transformado esta caminhada de dor e sofrimento numa rosário de Glórias e Aleluias - as tais que eu adoro ouvir na Missa. Só pode ser das orações dos meus amigos, da família, e de cada um que se foi cruzando com este meu percurso. Os médicos estão um pouco surpreendidos - acho que alguns não entendem bem o poder da oração.

Os meus Pais continuam a ler-me os comentários do blog e os emails e sms que recebem. Tantas vezes nos comovemos com a intensidade das mensagens. Que bom se posso ser instrumento para que as pessoas que se cruzam comigo rezem um pouco mais. Nem que seja só uma migalha de oração já é tanta alegria.

---

Hi there! I have started radiotherapy to the head. I am not supposed to have side effects but the truth is I have been touchy and a little under the weather. This 10 session treatment spread over two weeks is a bit strange because of the apparatus and it requires general anesthesia every time. A plastic mask has been formed over my head to immobilize it so that radiation touches only the predetermined points on my brain.

Doctors have decided I should do this under anesthesia because they figure I am very tiny and would not stay put for the duration of the treatment. They may be right. It is wiser this way. So, I am put to sleep while still in my Mother’s arms through the catheter which, thank God, has been working. Radiation lasts for just a few minutes. Then, the anesthetists wake me up to make sure I am ‘functioning properly’ and take me to the Day Hospital where I sleep a little longer and finish my recovery. Certain days, taking advantage of my being under anesthesia, a Iumbar punction is done, in which days I have to lay down for at least an hour. When I open my eyes I always see my Mother smiling at my bedside. Between us, that smile means ‘everything’s ok’. I smile back and sleep for another 10 minutes.

I do not know how to thank God for this adventure I have been challenged to undertake. The technology God said we should dominate has been transforming this journey of pain and suffering into a rosary of Glorias and Alleluias - the ones I so much like to hear at Mass. It can only be so for the prayers of my friends, family and those who have crossed my path. Doctors are a bit surprised – I think some of them do not quite understand the power of prayer.

My Parents continue to read to me the comments on the blog as well as emails and messages they receive. We are so often moved by them. How good if I can be instrument for people to pray a little more. Just a drop of prayer is such a joy...

Sem comentários: